Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dream Big

Dream Big

Tradições Natalinas nas mesas Portuguesas de Norte a Sul

CatiDreamer, 20.12.18

 

 

cantata_natal.jpg

 

 

  Olá Sonhadores (as)!

  Como sabem , todas as regiões do mundo têm as suas tradições natalinas no que toca à ementa. Mas vocês sabem o que tradicionalmente se come no jantar do dia 24 de dezembro e almoço no dia 25, em Portugal?

  Após alguma pesquisa, encontrei tradições : 

  •   Na zona Minho e Douro, no dia 24 é cozido o bacalhau/polvo com legumes, ou há quem faça também peru assado. No dia 25 é feito o chamado " Farrapo Velho " com o que sobrou da ceia, há também cabrito , peru ou porco assado.

 

  •  Em Trás-dos-Montes , no  dia 24 coze-se o bacalhau com couves ou assa-se na brasa com batatas a murro e polvo cozido. A mesa também é marcada pelas filhós de abóbora. No dia 25 há leitão , cabrito, borrego ou peru assados e frita-se o resto do polvo da ceia.

 

  •  Na Beira Alta , no dia 24 há bacalhau cozido com couves feitos em água e azeite. No dia 25 faz-se cabrito no forno ou caldeirada de cabrito.

 

  • Na Beira Baixa, no dia 24 a mesa está marcada pelo bacalhau cozido e legumes e as filhós. No dia 25 faz-se o " Farrapo Velho " e peru ou cabrito assado. 

 

  •  Na Estremadura, no dia 24 é servido bacalhau cozido com legumes. No dia 25 é assado peru ou cabrito.

 

  •  No Alentejo , no dia 24, antigamente era tradição servir-se galo , mas foi substituído pelo bacalhau cozido com couves. No dia 25 há peru recheado com carnes e enchidos tipicamente alentejanos e ainda temos carolo, que é um doce feito de bolinhas de massa de pão, com açúcar e canela, e ainda de batata doce.

 

  • E, por fim , no Algarve , no dia 24 coze-se o bacalhau com couves ou então come-se litão (peixe) ou galo. No dia 25 faz-se peru recheado e temos ainda azevias de grão ou batata doce. E , ainda , no dia 26 , serve-se cabidela de galo e xerém ( papas de milho ).

 

  Isto tudo no Continente!

 

  Agora , na Madeira , no dia 24, faz-se carne em vinha de alhos, em pão caseiro frito, com batata bolota assada e arroz branco de segurelha. No dia 25 temos prato de carne de vaca que pode ser estufada na panela ou assada no forno e pudim de maracujá.

 

  Por fim, nos Açores no dia 24 assa-se bacalhau e polvo ou galinha e há bolo de Natal ( com frutos secos e mel, feito no dia 1 de Dezembro ). No dia 25 , há polvo e alcatra. Ainda existe a tradição de brinde ao Menino Jesus com licor caseiro.

 

  Estes são os pratos natalinos de todas as regiões , e dá para comprovar o que muitos já sabem: o bacalhau é o rei das mesas portuguesas no Natal. Existe apenas algumas diferenças na ceia onde se destacam as ilhas que o substituem pela carne.

Espero que tenham gostado deste artigo, pelo menos eu diverti-me a escrevê-lo e ainda fiquei com água na boca com algumas receitas! Eheh 

 

Um abraço luminoso. 

Basta acreditar.