Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dream Big

Dream Big

Vamos falar de Cabelo!

CatiDreamer, 11.05.20

Olá Sonhadores (as)!

Hoje vamos falar sobre Cabelo! Estas informações, eu adquiri numa formação que tive nesta quarentena sobre Beleza e Cosmética, por isso, se quiserem mais artigos destes, comentem aqui em baixo ou lá no Instagram. 

Primeiro, uma pergunta para vocês, vocês sabem como nasce o cabelo? 

Eu explico-vos. 

Este nasce dentro da nossa pele, mais propriamente na Derme ( segunda camada da pele, responsável por 90% da sua espessura ) e desenvolve-se pelo Bulbo, que contém células vivas e nelas é dada a origem da Queratina, que é a proteína responsável pela resistência dos fios do cabelo. 

Além disso, ainda é formado pela haste capilar, que contém a medula, a cutícula e o córtex, responsáveis pela elasticidade do cabelo, e pelo couro cabeludo que é o tecido que cobre o crânio humano.

Curiosidade:  O nosso cabelo possui de 90 mil a  100 mil fios de cabelo e cada um tem a durabilidade de quase 7 anos!

Posto isto, agora que se sabe como nasce e se desenvolve o nosso cabelo, há que cuidar dele também!

Este é um ser tão vivo como cada um de nós e assim sendo, tem também as suas necessidades que precisam de ser saciadas.  Para isso existem os rituais de cuidados com o cabelo, e cada pessoa tem o seu, consoante o seu tipo/necessidade, isto falando em produtos.

Contudo existem, os 4 Principais Pilares do Ritual de  Cabelo, sendo eles:

  • Limpeza: É a 1ª etapa dos cuidados e a mais importante, pois cabelos limpos são mais saudáveis;
  • Condicionamento: Esta etapa, dá o equilíbrio e proteção necessários e age no fecho das cutículas, e repõe as ceramidas ( que são uma gordura que existe naturalmente no cabelo, que tem a função de manter água e nutrientes dentro dos fios, para que sejam resistentes e saudáveis ) e assim os fios ficam mais macios e brilhantes.
  • Tratamento Intensivo:  No nosso dia a dia, o cabelo sofre com as agressões do meio ambiente, o sol, a poluição, e isso faz com que este fique sem vida e ressecado. Para ajudar, existem as máscaras hidratantes que ajudam na nutrição e recuperação do cabelo.
  • Finalização: Dá o acabamento, o brilho, a hidratação e a proteção dos fios, normalmente sendo usados óleos para as pontas ou produtos sem enxágue.

Estes são pilares básicos dos cuidados capilares, mas depois esses rituais pertencem a um cronograma capilar. Já agora, antes que se crie uma nuvem de dúvidas, pois este nome ainda não é conhecido por muita gente, um cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala os três principais tratamentos, a nutrição, a hidratação e a reconstrução. Existem vários sites onde vos   ajudam a construir o vosso, ou então podem procurar algum profissional de Beleza para que vos faça um diagnóstico e vos aconselhe quais produtos usar.

Bem, isto foi muita informação! Mas espero que tenham aprendido um pouco sobre o assunto, eu confesso que antes não sabia muito, e no final das aulas da formação fiquei bem cheinha de informação!

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço luminoso!

Basta acreditar.