Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dream Big

Dream Big

Vamos falar de Empatia.

06.08.19, CatiDreamer

1a4e1688c824b997e2ffecf01a0186b4.jpg

  Olá Sonhadores(as)!

  Vamos ter um momento de Reflexão aqui no Dream Big! Hoje vou falar-vos um pouco sobre Empatia. Eu tento, sempre que é conveniente , falar-vos um pouco sobre mim , tendo em conta que eu não mostro o meu rosto. Para que tenham a noção de que existe realmente alguém por detrás destas linhas escritas, uma pessoa como todas as outras, com sonhos, planos, ambições e … sentimentos!

  Contudo, hoje vou falar da minha perspetiva sobre este tema, pois senti que devia frisar isto aqui no blog.

 

  " Empatia, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa numa determinada situação, ou seja, pôr-nos no lugar do próximo. "

  Esta é a definição oficial de Empatia. Mas será que todos sabem o que realmente significa? 

 

  Para mim, a Empatia não deve ser seguida apenas nas ações, mas também no que dizemos/escrevemos. Eu toquei neste ponto, pois tenho consciência que num mundo chamado " Internet ", não existe, ou quase não existe , Empatia entre as pessoas. Criticam-se , dizem absurdos, desvalorizam, maltratam, chega-se a ler "Maldade Pura"! Meu Deus!

  Pois vos digo, e afirmo, a Empatia é a regra que mais sigo na minha vida! É tipo a minha primeiríssima lei para viver, " Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. "  E mais , se alguma vez pensaram que eu usava o blog e o anonimato como meio de criticar os outros, sem dar a cara, ESQUEÇAM ! A minha intenção nunca foi , nem será, essa!

  Se eu não quero que me critiquem, Eu não critico os outros! Se eu não quero que me desvalorizem, Eu não desvalorizo os outros! Se eu não quero que me maltratem , Eu não maltrato os outros!

  É simples Sonhadores(as), e vive-se tão bem , de consciência tranquila , seguindo a Empatia! Claro que, sejamos francos, isso não impede que os outros nos magoem, porém, Preferem curar uma ferida feita pela maldade alheia , ou viver com a consciência suja? Pode até ser fácil dar o troco a quem nos faz mal, mas acreditem , seremos tão maus ou piores do que essas pessoas. Maldade gera Mais Maldade! 

  Eu mesma tive uma fase da minha vida em que senti na pele a maldade dos outros. Tentaram fazer-me sentir mal comigo mesma, fizeram questionar-me o meu valor, das minhas qualidades, brincaram com os meus sentimentos e quase duvidei do valor da verdadeira amizade, aquela que nos dá carinho sem cobrar nada em troca.

 Sabem como sobrevivi e superei? Não foi pagando na mesma moeda, não foi fugindo, foi persistindo e Mantendo-me Fiel aos Meus Valores , aqueles que a minha família me transmitiu e irei transmitir aos meus descendentes. Continuei a ser eu mesma, a lutar pelos meus sonhos, a seguir em frente! E sabem que mais? Essas pessoas ficaram para trás, tendo as suas próprias batalhas para vencer.

  Eu podia ter agido igual a essas pessoas, mas pensei "  Se eu não gosto do que me fazem, eles irão gostar? Porquê que agem dessa forma comigo? " . Ao invés de ir contra, preferi dar-lhes uma lição diferente, que nada daquilo iria fazer-me mudar quem eu era/sou, que iria resistir até que desistissem, e que um dia tudo aquilo iria acabar. E acabou. Tornou-se uma lição de vida, uma passagem no tempo. 

  Hoje, mais do que nunca, eu continuo a seguir a Empatia, e incentivo aos outros a fazerem o mesmo. Não é hipocrisia, é uma questão de consciência e coração limpo, pode-se sofrer um pouco, de vez em quando, contudo não há tempestades que durem para sempre.

 

  Um abraço luminoso!

Basta acreditar.